ORACULLUNUNS
INfermentação
Processo artístico multimídia sobre o corpo cíclico, demarcado, enquanto gestante e lactante.
O processo sensorial e sentimental desse ciclo da vida está registrado nas doze ilustrações, feitas com materiais domésticos, como temperos, linha, pedras, folhas, sementes, tintas, lápis entre outros...
Cada Ilustração acompanha um escrito poético para um jogo terapêutico oracular, onde as cartas refletem existencialmente o momento cíclico que a pessoa que joga vive.
INfermentação integra performance, que busca, através da memória do corpo, dançar os sentimentos do momento vivido, registrados em audiovisual e apresentado em diversos espaços, sempre acompanhada de músicos que impulsionam o movimento.
INfermentação-----
Festival Ovárias - Laurinda Santos Lobo - Santa Teresa - Rio de Janeiro
INfermentação-----
Residência Suplex Xangai 2018
Suplex Xangai - Recife - Pernambuco
INfermentação-----
Kartas INfermentação no Quartas de Interesse
Ladeira das Artes - Rio de Janeiro - RJ
INDcomposição
Processo artístico multimídia sobre o corpo cíclico, demarcado, enquanto observadora da decomposição natural ao redor. Sobre um ciclo de experiências com a morte, o sentimento dividido com o momento coletivo, sobre a necessidade de deixar morrer modelos antigos de pensamentos, atitudes e valores, centralizados no capitalismo e no patriarcado, a permissão para ser adubo para uma nova forma de viver, mais colaborativa e amorosa.
Experimentos com o próprio sangue, fermentos, assim como restos de plantas, colocados e manuseados em cima de um tecido de algodão, criando ilustrações para leituras oraculares, metáforas sobre como reexistir, através de um outro pensamento. Cada ilustração remete a um experimento com o corpo, gestos e ritos sensibilizadores.
O processo também integra performance de corpo e som. Ämarcél cria partituras para seus sentimentos e movimentos intensos de decomposição e cria o som que guia a performance, enquanto memória, uma vez que a dança butoh permite um corpo levado por sentimentos, sem pensamentos.
INDcomposição
Apresentação no Espaço Rampa
- Copacabana - Rio de Janeiro
Borboleta Laranja
Durante o tempo pandêmico (2019-2021), cuidei do maracujazeiro e observei as borboletas que colocavam ovos nas folhas, as Dione Juno, segui observando seu ciclo de vida, que me inspirou ao processo contínuo de dançar e escrever sobre essa existência. Um paralelo existencial, considerações inspiradas na contemplação do ciclo de vida da borboleta laranja.
Experimentos sonoros, performance de dança e ilustrações remetem as alquimias elementares do tempo.
Borboleta Laranja
Transição entre processos - RiscUs são esboços da ilustração que vem a ser o oráculo da Borboleta Laranja
"RiscUs INDecomposição" ist eine Video-Performance von Ämarcél, das im Rahmen des Projekts „ArtResist 2021- Kunst und Widerstand in der Underground-Szene Rio de Janeiros“ von EXU – Deutsch-brasilianischer Verein für Kunst, Kultur, Wissenschaft und Bildung e.V. gezeigt wird.
Borboleta Laranja
Experimento sonoro na Áudio Rebel - Rio de Janeiro - RJ
Borboleta Laranja
Performance para o ArTResist, numa exposição produzida pela Associação Germano-Brasileira de Arte, Cultura, Ciência e Educação (EXU) em Saarbrücken na Alemanha, onde a performance foi projetada ao vivo na Garelly-Haus.